Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Morre José Saramago



Morreu último dia 18 de junho, o escritor português José Saramago. Ùnico escritor de língua portuguesa a ser laureado com o prêmio Nobel de Literatura, Saramago é autor de diversas obras basilares da literatura portuguesa comtemporânea, entre elas "Ensaio Sobre a Segueira", que recentemente foi adaptado para o cinema pelo cineasta Fernando Meirelles.
Nascido na cidade de Azinhaga, descendia de pais e avós analfabetos. Escreveu seu primeiro livro aos 25 anos, o romance "Terra do Pecado" em 1947. Desde cedo mostrou inclinação para a cultura, mas iniciou sua vida literária com traduções de Hegel, Tolstoi e Baudelaire. Escrevia de Tudo de romances a literatura infantil, o que o levou a ser agraciado com o Prêmio Nobel em Literatura em 1998.
Natural polemista, sua carreira foi acompanhada de diversos debates contra a igreja e contra a mundo, inclusive seu país natal Portugal, que defendia devia se unir a Espanha e formar uma grande nação chamada Ibéria. Com seu livro " O evangelho Segundo Jesus Cristo" conseguiu a inimizade de diversos católicos ao redor do mundo, o que não o privou de bons comentários da Igreja em Portugal quando de seu falecimento.
Sua morte ocorreu em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, para onde foi em auto-exílio.

Bruno Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário